quarta-feira, 11 de abril de 2012

Publicações do grupo

Vamos divulgar a seguir algumas das publicações do grupo.

Para acessar as dissertações defendidas por integrantes do Geipac, acesse a página do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e confira estas e diversas outras produções do programa no link "Produções".

Caso você se interesse em adquirir algum dos livros abaixo, procure a Editora da Univille ou entre em contato por aqui, podemos lhe ajudar nisto!

Fique à vontade...



“Hospital público é assim mesmo!” –representações sociais sobre um hospital público no final do século XX.
Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes e Eleide Abril Gordon Findlay
244p./2003
ISBN 85-87977-11-3
Este livro é o resultado de três anos de pesquisa feitas pelas autoras com o objetivo de identificar o imaginário acerca do principal hospital público de Joinville, que, por suas características, pode ser um exemplo do que se passa na maioria dos hospitais públicos brasileiros. A obra contempla uma análise da evolução do sistema público de saúde nacional, evidenciando a trajetória de sua constituição e as principais políticas públicas adotadas nos diferentes momentos históricos até a atualidade. Trata, ainda, do processo socioeconômico e político pelo qual a cidade de Joinville e o país passaram durante o período estudado, para, posteriormente, analisar as representações que se fazem a respeito da instituição pública hospitalar.

História de (i)migrantes: o cotidiano de uma cidade (2ª edição)
Sandra P. L. de Camargo Guedes (Organizadora), Arselle de Andrade da Fontoura, Iara Andrade Costa, Ilanil Coelho, Janine Gomes da Silva e Sirlei de Souza.
267p./2005
ISBN 85-87977-01-6

Ao contar um pouco de Joinville, História de (i)migrantes: o cotidiano de uma cidade pretende apresentar aspectos ocorridos com tantas outras cidades brasileiras, inicialmente formadas por imigrantes e, aos poucos, transformadas por migrantes de diferentes partes do país. As autoras nos levam a visitar um passado que se inicia em meados do século XIX, quando os primeiros imigrantes começam a chegar à região e a desbravar terras inóspitas, e vai até a década de 1970, quando as migrações internas transformam a configuração original da cidade.


O Exército e a Cidade
Sandra P. L. de Camargo Guedes, Wilson de Oliveira Neto e Marília Gervasi Olska
192p./2008
ISBN 978-85-87977-54-0
O livro O Exército e a Cidade procura mostrar diferentes olhares e apontar novas abordagens da história cultural de Joinville. As memórias da relação da cidade com o Exército por muito tempo foram deixadas de lado pela historiografia, já que um longo período de ditadura militar as tornou pouco atraentes ao olhar dos estudiosos. No entanto a presença de um batalhão do Exército em uma cidade não pode ser vista apenas pelo olhar da repressão, da censura, mas também pelo enfoque das relações interpessoais e sociais, da cumplicidade e dos interesses que ajudam a construir a cidade e seus meandros.

Esporte e lazer em Joinville: memórias da Associação Atlética Tupy
Sandra P. L. de Camargo Guedes
492p./2010
ISBN 978-85-87977-76-2
Neste livro a autora retrata de maneira clara e minuciosa a história da Associação Atlética Tupy (ATT).
A associação tem sua origem  na fundação, em 1957, de um clube de futebol, o Tupy Esporte Clube. Sua conversão no que é hoje a AAT ocorreu em 1961 e foi inspirada no propósito de unir interesses existentes dentro da Tupy em torno de atividades esportivas.

(Pro)Posições culturais
Nadja de Carvalho Lamas e Taiza Mara Rauen Moraes (Organizadoras)
221p./2010
ISBN 978-85-87977-83-0
A coletânea (Pro)Posições culturais, produzida pelo Mestrado em Patrimônio Cultura e Sociedade da Univille, foi articulada com base em reflexões sobre práticas e pesquisas que envolvem o pensamento cultural contemporâneo e propõe relações de identidades e formas de conhecimento em diversas circunstâncias de interação.
Conceitos que envolvem desconstrução, alteridade, estudos de gênero, linguagens, autonomia, identidade, educação sensível, memória e ecologia políticas circulantes no mundo contemporâneo e acenam para a necessidade de aprofundamento crítico sobre práticas discursivas e sociais foram (re)trabalhados e (re)pensados nos ensaios que integram esta coletânea.

Será feito o seu lançamento na 9ª Feira do Livro de Joinville no dia 15/04 às 18:30h no palco principal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Agradecemos o comentário!